domingo, 28 de outubro de 2012

Formadora: Vandy

Dez importantes questões a considerar...
Variáveis que interferem nos resultados do trabalho pedagógico

Rosaura Soligo 

O desafio de organizar a prática pedagógica a partir do modelo metodológico da resolução de
problemas se expressa, principalmente, no planejamento de situações de ensino e aprendizagem
difíceis e possíveis ao mesmo tempo, ou seja, em atividades e intervenções pedagógicas
adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. Uma prática desse tipo
pressupõe:
· favorecer a construção da autonomia intelectual dos alunos;
· considerar e atender às diversidades na sala de aula;
· favorecer a interação e a cooperação;
· analisar o percurso de aprendizagem e o conhecimento prévio dos alunos;
· mobilizar a disponibilidade para a aprendizagem;
· articular objetivos de ensino e objetivos de realização dos alunos;
· criar situações que aproximem, o mais possível, "versão escolar" e "versão social" das práticas e
conhecimentos que se convertem em conteúdos na escola;
· organizar racionalmente o tempo;
· organizar o espaço em função das propostas de ensino e aprendizagem;
· selecionar materiais adequados ao desenvolvimento do trabalho;
· avaliar os resultados obtidos e redirecionar as propostas, se eles não forem satisfatórios.
Para desenvolver um trabalho pedagógico orientado por esses propósitos, é preciso que os
professores tornem-se cada vez mais capazes de:
· "analisar a realidade, que é o contexto da própria atuação;
· planejar a ação a partir da realidade à qual se destina;
· antecipar possibilidades que permitam planejar intervenções com antecedência;
· identificar e caracterizar problemas (obstáculos, dificuldades, distorções, inadequações...);
· priorizar o que é relevante para a solução dos problemas identificados e autonomia para
tomar as medidas que ajudam a solucioná-los;
· buscar recursos e fontes de informação que se mostrem necessários;
· compreender a natureza das diferenças entre os alunos;
· estar aberto e disponível para a aprendizagem;
· trabalhar em colaboração com os pares;
· refletir sobre a própria prática;
· utilizar a leitura e a escrita em favor do desenvolvimento pessoal e profissional."

O que garante os resultados

A observação da realidade e algumas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem vêm indicando
que há um conjunto de variáveis que interferem nos  resultados (positivos ou negativos) do
trabalho pedagógico. As principais são as seguintes:
1. A concepção de ensino e aprendizagem do professor e o nível de conhecimento profissional
de que dispõe.
2. A crença do aluno na sua própria capacidade de aprender e o reconhecimento e a valorização
dos seus próprios saberes.
3. O contexto escolar em que as situações de ensino e aprendizagem
 acontecem.
4. O contrato didático que rege as situações de ensino e aprendizagem.
5. A relação professor-aluno.
6. O planejamento prévio do trabalho pedagógico.
7. As condições de realização das atividades propostas.
8. A intervenção do professor durante as atividades.
9. A gestão da sala de aula.
10. A relação da família com a aprendizagem dos alunos e com a proposta pedagógica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário