“As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo
passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas
demais para torná-los reais!”
Bob
Marley
PAUTA HTPC
OBJETIVOS:
- Ler e
discutir o Decreto Municipal nº
118, de 15/09/2011 que regulamenta a concessão das licenças médicas
previstas no artigo 56 da lei
complementar;
- Revisar
a avaliação de desempenho;
- Compartilhar com os colegas o trabalho
desenvolvido / blogs das turmas.
Procedimentos:
- Ler o
decreto;
- Discutir
a avaliação de desempenho;
- Professor Tecnologia Educacional: Compartilhar
com os colegas o trabalho desenvolvido / blogs das turmas.
"Uma
atitude saudável é contagiosa, mas não espere para contagiar-se através dos
outros. Seja um portador."
(Bob Marley)
PAUTA HTPC
Leitura: A fábula do Porco-Espinho (Prazer de ler)
Objetivos: Através de
uma conversa informal discutir sobre:
O conceito de
gênero textual;
• A diferença entre gênero e tipo
de texto;
• A questão do gênero como uma
construção textual e prática social.
Procedimentos:
1. Leitura compartilhada do texto: Os
gêneros textuais no ensino da leitura e da escrita.
2. Discussão sobre o tema;
3. Conversa informal sobre tipos de textos
e gêneros textuais;
4. Momento da
troca de atividades para preparação do semanário.
Se temos de esperar, que seja
para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para
produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.
Cora Coralina
PAUTA HTPC
Objetivos:
- Descomplicar a
matemática (números e operações; espaço e forma) facilitando o ensino e
deixando o aprendizado mais prazeroso;
- Mostrar diferentes
estratégias para o ensino da tabuada, subtração, porcentagem, resolução de
problemas e geometria.
- Refletir sobre o
ensino da matemática.
Procedimentos:
- Ler para... Ela lava e
ele enxuga – Fernando Sabino
- Descomplicando a
matemática: Subtração, Multiplicação e porcentagem;
- Estabelecer uma
distinção entre conhecimentos espaciais e geométricos;
- Atividade em grupo:
relembrar como aprendemos geometria
e realizar a atividade: Explorando as formas.
- Tarefa: Realizar uma
atividade de geometria com os alunos, usando diferentes recursos.
Provérbio africano: “A lua anda devagar, mas atravessa o mundo.”
PAUTA HTPC
Objetivos:
- Analisar as obras atualmente em uso verificando
em que e por que estão, ou não satisfeitos com elas;
- Analisar as obras recebidas verificando
conteúdos, forma como estão distribuídos e organizados compatíveis com os
objetivos de aprendizagem previstos no PPP;
Procedimentos:
- Leitura:
Como escolher bem os livros didáticos;
- Organizar
em grupos para discussão do guia e analisar as obras recebidas verificando
as propostas de trabalho de cada obra , se estão de acordo com a proposta
da escola (PPP) e que apresentem propostas pedagógicas compatíveis de modo
a garantir uma progressão adequada;
- Preencher
o roteiro de escolha.
A vida é uma peça de teatro que não
permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes
que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin
Continuação
da escolha dos livros
PAUTA HTPC
Objetivos:
- Analisar as obras atualmente em uso verificando
em que e por que estão, ou não satisfeitos com elas;
- Analisar as obras recebidas verificando conteúdos,
forma como estão distribuídos e organizados compatíveis com os objetivos
de aprendizagem previstos no PPP;
Procedimentos:
- Leitura:
Como escolher bem os livros didáticos;
- Organizar
em grupos para discussão do guia e analisar as obras recebidas verificando
as propostas de trabalho de cada obra , se estão de acordo com a proposta
da escola (PPP) e que apresentem propostas pedagógicas compatíveis de modo
a garantir uma progressão adequada;
- Preencher
o roteiro de escolha.
Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na
palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
Paulo Freire
PAUTA HTPC
Objetivo:
·
Organização
da estrutura física da escola para a festa, montagem do cardápio, seleção de
prendas para todas as brincadeiras, decoração e distribuição dos convites.
Encaminhamentos:
1)
Ler para divertir. A Elegância do
Comportamento
2)
Preparar
a escola para nossa Festa Junina.
·
Grupos
para separação das prendas para as barracas;
·
Grupos
para decoração das barracas;
·
Grupos
para a montagem do cardápio.
O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é
uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida.
Oliverique
Pauta do HTPC
Leitura: A Abelha chocolateira
Objetivos:
- Debater o aproveitamento global e individualizado da turma;
- Efetuar uma avaliação continua do aluno e da turma em seus aspectos quantitativos e qualitativos;
- Orientar o professor na avaliação permanente de cada aluno;
- Despertar no professor a consciência de que a autoavaliação continua de seu próprio trabalho.
Procedimentos:
- Observação e discussão das avaliações;
- Discutir sobre a avaliação continua;
- Conversa informal sobre a importância da autoavaliação do próprio trabalho.
- Preenchimento dos documentos do conselho (lençol, tarjetas, etc)
“Não basta que sua vida
seja um livro aberto onde qualquer um possa ler. É preciso criar espaços em
branco onde outros possam escrever. Ser transparente é ser influenciado e
deixar-se ensinar. Quando sou transparente abro janelas para dentro da alma por
onde meu irmão possa olhar e ver o que está desarrumado. Somente assim ele
poderá me ajudar a consertar. Ser transparente é crescer com a ajuda do outro.”
HTPC
Objetivos:
- Discutir sobre gêneros textuais e tipologia textual a serem trabalhados em sala de aula e a questão do gênero como uma construção textual e prática social;
Procedimentos:
1.
Dinâmica da flor;
2.
Através de slides (pawer
point), discutir sobre tipos e gêneros textuais a serem trabalhados em sala e
socializar experiências;
“Tenha em mente que tudo que você
aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a,
acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”
Albert Einstein
HTPC
Objetivos:
- Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, refletir a partir dos mais variados enfoques e
apresentar pontos de vista diferentes.
Procedimentos:
- Leitura:
A Marca do Amor
- Reflexão sobre o texto lido
- Conversa informal sobre a indisciplina
em sala de aula;
- Leitura do texto: A Indisciplina como
aliada.
- Refletindo sobre o texto.
“Tenha em mente que tudo que você
aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a,
acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”
Albert Einstein
HTPC
Objetivos:
- Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, refletir a partir dos mais variados enfoques e
apresentar pontos de vista diferentes.
Procedimentos:
- Leitura:
A Marca do Amor
- Reflexão sobre o texto lido
- Conversa informal sobre a indisciplina
em sala de aula;
- Leitura do texto: A Indisciplina como
aliada.
- Refletindo sobre o texto.
“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente
simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem
diga: isto é óbvio. Por que
não pensei nisso antes?”
Peter
Drucker
HTPC
Objetivos:
- Discutir
as contribuições para a Ata de Conselho ;
- Discutir sobre o PAD e seus
encaminhamentos.
Procedimentos:
- Leitura do texto: Crônica da pizza ( Ler
para divertir)
- Apresentação das contribuições para a
ata de Conselho;
- Discussão sobre as contribuições e
possíveis mudanças;
- Discussão sobre PAD:
- Objetivos;
- Conteúdos;
- Como deverá ser aplicado.
- Informes:
- Oficinas para os professores dos 3ºs
anos;
- HPV;
- Entrega dos Kits.
“A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos
dirigidos a elas”
Henri
Wallon
Pauta do HTPC
ESPAÇO E FORMA
Objetivo:
- Incentivar os professores a trabalhar a geometria
de forma mais prazerosa;
- Contribuir com diferentes estratégias;
Procedimentos:
1)
Ler para... O Professor (Jô
Soares)
2)
Conversa informal sobre as
atividades aplicada em sala de aula;
3)
Apresentação do vídeo de
construção de poliedro; construção da bola de futebol, e formas geométricas com
canudinhos e barbante;
4)
Área e perímetro,
diferentes estratégias no geoplano;
5)
Diferentes formas do
parafuso;
6)
Construção do tangran;
Vídeo.
Trabalhar geometria no sentido de localização,
reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação
espacial e estabelecimento de propriedades.
“Cada dia a
natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe
fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi
Pauta do HTPC
ESPAÇO E FORMA
Objetivo:
- Estimular os
professores a trabalhar a geometria de forma mais prazerosa;
- Contribuir com diferentes estratégias;
- Trocar experiências
entre eles.
Encaminhamentos:
1)
Ler para...: Eu sei, mas
não devia – Marina Colasanti
2)
Devolutiva da atividade
anterior sobre geometria;
3)
Discussão sobre
conhecimento geométrico e espacial;
4)
Sugestões de atividades;
5)
Leitura compartilhada do
texto: Mostre aos alunos os conceitos de direção e dimensão.
6)
Tarefa: Realizar uma
atividade cartográfica, que ofereça oportunidade de desenvolver conhecimentos
geométricos.
Nossa
maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais
uma vez.
Thomas Edison
Pauta do HTPC
Objetivos:
- Descomplicar a matemática
(números e operações; espaço e forma) facilitando o ensino e deixando o
aprendizado mais prazeroso;
- Mostrar diferentes
estratégias para o ensino da tabuada, subtração, porcentagem, resolução de
problemas e geometria.
- Refletir sobre o
ensino da matemática.
Procedimentos:
- Ler para... Ela lava e
ele enxuga – Fernando Sabino
- Descomplicando a
matemática: Subtração, Multiplicação e porcentagem;
- Estabelecer uma
distinção entre conhecimentos espaciais e geométricos;
- Atividade em grupo:
relembrar como aprendemos geometria
e realizar a atividade: Explorando as formas.
- Tarefa: Realizar uma
atividade de geometria com os alunos, usando diferentes recursos.
Se temos de esperar, que seja
para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para
produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.
Cora Coralina
Pauta do HTPC
Objetivos:
·
Leitura do texto:
Ainda há tempo para recuperar...
·
Discutir sobre possíveis
retenções
Procedimentos:
·
Dinâmica: Leitura
do texto Definições;
·
Discutir sobre o
texto lido: Ainda há tempo para recuperar...
- Apresentação
das sugestões de atividades para alunos com as dificuldades;
- Rede de ideias : Discutir sobre estratégias e trocar experiências
das atividades sugeridas entre eles.
A vida é uma
peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e
viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin
“ Quando a
gente muda, o mundo muda com a gente, e a gente muda o mundo com a mudança da
mente, na mudança de atitude não há mau que não se mude nem doença sem cura, na
mudança de atitude a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente
molda o futuro...”
Gabriel
o Pensador
PARADA
PEDAGÓGICA
Objetivos:
- Discutir sobre as metas do bimestre;
- Refletir e adequar instrumentos de
avaliação;
- Definir fechamento dos projetos e mostra
cultural;
- Apreciar Ata de conselho.
Procedimentos:
1.
Vídeo:
Felicidade quem é você?
2.
Discussão
sobre o que é felicidade.
3.
Tecnologia
Educacional;
4. Apreciar Ata de Conselho;
5. Reflexão e adequação dos instrumentos de
avaliação;
6. Elaborar as metas do 4º bimestre (mediante
resultado do conselho);
7. Definição fechamento de projetos e mostra
cultural.
“A avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação, essa, que nos impulsiona a novas
reflexões. Reflexões permanente
do educador sobre sua realidade, e acompanhamento passo a
passo, do educando, na sua trajetória de construção do conhecimento.”
Jussara Hoffmann
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de
sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam
aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor
chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana
é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
Nelson Mandela
Pauta do HTPC
Objetivos:
- Refletir
sobre a aprovação e reprovação na educação inclusiva;
- Retomar
as reflexões sobre as questões raciais;
Procedimentos:
- Vídeo: Aprovação e reprovação do desenvolvimento intelectual;
Leitura: Avaliação e
promoção na educação inclusiva;
- Discussão
e Socialização das ações realizadas referente ao aluno ;
- Critério
diferenciado para avaliação e promoção.
- Leitura: A Lenda do homem e a filha –
Moçambique
- Rede de ideias: De acordo
com o projeto desenvolvido em sala de aula quais mudanças de mentalidade
você proporcionou aos seus alunos? Quais resultados vistos? Quais ações
sistemáticas foram utilizadas?
"O
que se faz agora com as crianças, é o que elas farão depois com a
sociedade."
Karl Mannheim
Pauta do HTPC
Objetivos:
- Apreciar
e preencher a ata de conselho
- Analisar pesquisa (feedback)
Procedimentos:
1. Leitura: O que uma educadora deve ter...
2.
Leitura e
comentários sobre o tutorial;
3.
Apreciar a
ata de conselho;
4.
Praticar
executando a ata nos tabletes;
5.
Leitura e
comentários sobre o feedback (pesquisa online)
“ Quando a gente muda, o mundo muda com a gente, e a gente muda o mundo com a mudança da mente, na mudança de atitude não há mau que não se mude nem doença sem cura, na mudança de atitude a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro...”
Gabriel o Pensador
REUNIÃO PEDAGÓGICA
Objetivos:
- Refletir sobre a importância do planejamento e seus respectivos encaminhamentos;
- Retomar as reflexões sobre os projetos: Educacional, Institucional e Didático;
- Revisar a Avaliação de desempenho;
- Elaborar metas para o 2º bimestre.
Procedimentos:
- Vídeo: Os animais
- Retomar os combinados;
- A partir dos resultados dos conselhos, levantamento de metas para o 2º bimestre;
- Elaborar plano de ação para os alunos com dificuldades de aprendizagem;
- Explicitar a importância dos semanários e a organização do mesmo dentro das modalidades organizativas da rotina, combinar melhor dia para entrega do semanário;
- Integração de planejamento realizada por PEB II ao trabalho realizado por professores da sala regular;
- Avaliar os projetos Institucionais e didáticos em andamento e definir produto final.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar ."
Ayrton Senna ...
Pauta do HTPC - Especial
As escolas EMEF Ayrton Senna, Edson Mambelli e EMI Emilia formam uma equipe. Portanto, é fundamental que todas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Objetivos:
- Proporcionar momentos de socialização, de conhecimento, de discussão e de troca de experiências.
- Auxiliar o professor em relação ao objetivo da Lei 11.645/2008 (que institui a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares);
- Refletir sobre a ideologia dominante do branco na sociedade contemporânea;
Procedimentos:
1. Vídeo: “Zumbi Somos Nós” – ( Frente 3 de fevereiro ) ;
2. Apresentação: Hip hop – Gaspar do Z’Africa Brasil;
3. Rede de ideias: Compartilhar reflexões – Roda de conversa
LEI
Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da
rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira
e Indígena”.
O
PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que
o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental
e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da
história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1º O conteúdo programático a que se refere este
artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a
formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais
como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos
povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o
índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas
áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2º Os conteúdos referentes à história e cultura
afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito
de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de
literatura e história brasileiras.” (NR)
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua
publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e
120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Este texto não substitui o publicado no DOU de
11.3.2008.
“Não ande atrás de mim talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira segui-lo. Ande ao meu lado para podermos caminhar juntos.”
Provérbios Ute
Pauta do HTPC
Especial MambellI
Objetivos:
- Promover a integração entre os docentes das EMEFs Ayrton Senna e Edson Mambelli;
- Partilhar saberes por meio de contos e lendas que nos enriquecem culturalmente;
- Exercitar a lei de nº 11.625, a qual nos traz a inclusão no currículo oficial da rede de ensino e obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Procedimentos:
- Abertura;
- Leitura da Epígrafe
- Inicio da atividade com a presença da professora Kátia;
- Encerramento;
- Lanche.
O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida.
Pauta do HTPC
Objetivos:
· Debater o aproveitamento global e individualizado da turma;
· Efetuar uma avaliação continua do aluno e da turma em seus aspectos quantitativos e qualitativos;
· Orientar o professor na avaliação permanente de cada aluno;
· Despertar no professor a consciência de que a autoavaliação continua de seu próprio trabalho.
Procedimentos:
- Leitura: A Aranha Tecelã
- Retomada dos instrumentos de avaliação;
- Discutir sobre a avaliação continua;
- Conversa informal sobre a importância da autoavaliação do próprio trabalho.
- Preparar as avaliações do bimestre.
“Para o verdadeiro sucesso, pergunte a si mesmo 4 questões: Por que? Por que não? Por que não eu? Por que não agora?”
James Allen
Pauta do HTPC
OBJETIVO
§ Refletir sobre a leitura em sala de aula;
§ Discutir sobre a questão do gênero como uma construção textual e prática social.
PROCEDIMENTOS:
1. Leitura: Cordas de areia (Prazer de ler e ouvir)
2. Rede de ideias: Verdadeiro ou falso;
3. Conversa informal sobre a importância da leitura em sala de aula;
4. Dinâmica dos textos: Separar textos por tipos;
5. Leitura para refletir: A Turma deve saber que cada tipo de texto tem um suporte;
6. Discussão do questionário refletindo sobre as concepções que envolvem a leitura.
Fotografia é o retrato de um concavo,de uma falta,de uma ausência
Pauta do HTPC
Objetivo:
· Discutir as formas de trabalhar com a fotografia em sala de aula;
· Estabelecer uma ação de reflexão e discussão coletiva frente aos gêneros trabalhados no 1º ao 5º ano.
Procedimentos:
1. Apresentação de algumas fotos em pawer point para apreciação;
2. Explorar as imagens;
3. Trocar ideias: Podemos considerar a fotografia um texto? Através dela o aluno conseguirá produzir um texto? Que tipo de texto?
4. Discutir os Gêneros textuais e tipos textuais;
5. Conversa informal sobre como os professores sistematizam os gêneros em sala de aula.
“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”.
Pauta do HTPC
Objetivos:
· Socializar e refletir sobre o Programa Interação Família e Escola;
· Refletir sobre a necessidade das TICs em nossas práticas pedagógicas.
Procedimentos:
1) Leitura: O que é viver bem (Cora Coralina)
2) Programa Interação Família Escola: Apresentação dos objetivos e orientações gerais
3) Preenchimento dos Termos de adesão;
4) Vídeo: “ Crônicas sobre novas tecnologias – O Livro”
Devolutiva da semana de aula – Tecnologia da Educação
"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".
Paulo Freire
“ Quando a gente muda, o mundo muda com a gente, e a gente muda o mundo com a mudança da mente, na mudança de atitude não há mau que não se mude nem doença sem cura, na mudança de atitude a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro...”
Gabriel o Pensador
HTPC
Objetivos :
- Discutir sobre gêneros textuais e tipos de textos a serem trabalhados em sala de aula e a questão do gênero como uma construção textual e prática social;
- Refletir sobre quais instrumentos de avaliação; (Retomar)
- Compartilhar os projetos Educacionais.
Procedimentos:
- Leitura: Rápido (prazer de ler) Luis Fernando Veríssimo
- Leitura do texto: Gêneros Textuais;
- Discussão sobre o quadro de gêneros;
- Refletir sobre os instrumentos de avaliação para dar visibilidade ao desenvolvimento do aluno; (Habilidades)
- Conversa informal sobre o olhar em relação a produção de texto do aluno;
- Projetos Educacionais:
Arte musical
Saúde total
Fazendo Arte
Educação e Tecnologia
Star Taboão
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (6º ao 9º ano)
"Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes."
(HERNANDEZ, 1998).
Pauta do HTPC
Projeto:
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Objetivo:
- Averiguar a posição do aluno face a novas aprendizagens que lhe vão ser propostas e a aprendizagens anteriores que servem de base àquelas, no sentido de obviar as dificuldades futuras e, em certos casos, de resolver situações presentes;
- Retomar as reflexões sobre o projeto Institucional e definir novos encaminhamentos.
Procedimentos:
1. Leitura: O princípio do vácuo ( Ler pelo prazer)
2. Leitura do projeto Institucional: Meio Ambiente;
3. Discutir e refletir sobre possíveis alterações;
4. Trocar ideias (conscientizar o aluno);
Apresentar o livro Ata: Registros das atividades 1/3 lei 11738/08
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
HTPC
Objetivos:
- Retomar as reflexões sobre os projetos: Educacional, Institucional e didático;
- Definir novos encaminhamentos para os projetos e produto final;
- Levantar sugestões sobre visitas culturais de acordo com os projetos a serem trabalhados.
Procedimentos:
1. Leitura: A Lição do bambu chinês
2. Projetos: Apresentar os projetos Educacional e Institucional aos professores;
3. Definir os encaminhamentos e produto final;
4. Levantamento de sugestões de visitas culturais.
5. Momento de socialização: Conversa informal sobre expectativas em relação à sala de aula.
Parabéns!Material riquissimo... Obrigada pela oportunidade de cocnhecer.
ResponderExcluirabraços!! sucesso em seu caminho.
Muito obrigada por compartilhar esse trabalho belíssimo!
ResponderExcluirParabéns!!