“As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!”
Bob Marley



PAUTA HTPC


OBJETIVOS:

  • Ler e discutir o Decreto  Municipal nº 118, de 15/09/2011 que regulamenta a concessão das licenças médicas previstas no artigo 56  da lei complementar;
  • Revisar a avaliação de desempenho;
  • Compartilhar com os colegas o trabalho desenvolvido / blogs das turmas.


Procedimentos:

  1. Ler o decreto;
  2. Discutir a avaliação de desempenho;
  3. Professor Tecnologia Educacional: Compartilhar com os colegas o trabalho desenvolvido / blogs das turmas.



"Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para contagiar-se através dos outros. Seja um portador."
(Bob Marley)


PAUTA HTPC


Leitura: A fábula do Porco-Espinho  (Prazer de ler)


Objetivos: Através de uma conversa informal discutir sobre:

O conceito de gênero textual;
• A diferença entre gênero e tipo de texto;
• A questão do gênero como uma construção textual e prática social.

Procedimentos:

1.   Leitura compartilhada do texto: Os gêneros textuais no ensino da leitura e da escrita.
2.   Discussão sobre o tema;
3.   Conversa informal sobre tipos de textos e gêneros textuais;
4.   Momento da troca de atividades para preparação do semanário.


  
Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida.  Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.
Cora Coralina

PAUTA HTPC


Objetivos:

  • Descomplicar a matemática (números e operações; espaço e forma) facilitando o ensino e deixando o aprendizado mais prazeroso;
  • Mostrar diferentes estratégias para o ensino da tabuada, subtração, porcentagem, resolução de problemas e geometria.
  • Refletir sobre o ensino da matemática.

Procedimentos:

  1. Ler para... Ela lava e ele enxuga – Fernando Sabino
  2. Descomplicando a matemática: Subtração, Multiplicação e porcentagem;
  3. Estabelecer uma distinção entre conhecimentos espaciais e geométricos;
  4. Atividade em grupo: relembrar  como aprendemos geometria e realizar a atividade: Explorando as formas.
  5. Tarefa: Realizar uma atividade de geometria com os alunos, usando diferentes  recursos.

  
Provérbio africano: “A lua anda devagar, mas atravessa o mundo.”


PAUTA HTPC


Objetivos:
  • Analisar as obras atualmente em uso verificando em que e por que estão, ou não satisfeitos com elas;
  • Analisar as obras recebidas verificando conteúdos, forma como estão distribuídos e organizados compatíveis com os objetivos de aprendizagem previstos no PPP;

Procedimentos:

  1. Leitura: Como escolher bem os livros didáticos;
  2. Organizar em grupos para discussão do guia e analisar as obras recebidas verificando as propostas de trabalho de cada obra , se estão de acordo com a proposta da escola (PPP) e que apresentem propostas pedagógicas compatíveis de modo a garantir uma progressão adequada;
  3. Preencher o roteiro de escolha.


  
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin

Continuação da escolha dos livros


PAUTA HTPC


Objetivos:
  • Analisar as obras atualmente em uso verificando em que e por que estão, ou não satisfeitos com elas;
  • Analisar as obras recebidas verificando conteúdos, forma como estão distribuídos e organizados compatíveis com os objetivos de aprendizagem previstos no PPP;

Procedimentos:

  1. Leitura: Como escolher bem os livros didáticos;
  2. Organizar em grupos para discussão do guia e analisar as obras recebidas verificando as propostas de trabalho de cada obra , se estão de acordo com a proposta da escola (PPP) e que apresentem propostas pedagógicas compatíveis de modo a garantir uma progressão adequada;
  3. Preencher o roteiro de escolha.



Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
Paulo Freire

PAUTA HTPC


Objetivo:
·        Organização da estrutura física da escola para a festa, montagem do cardápio, seleção de prendas para todas as brincadeiras, decoração e distribuição dos convites.

Encaminhamentos:
1)   Ler para divertir. A Elegância do Comportamento
2)   Preparar a escola para nossa Festa Junina.
·        Grupos para separação das prendas para as barracas;
·        Grupos para decoração das barracas;
·        Grupos para a montagem do cardápio.



 O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida.
Oliverique

Pauta do HTPC 


Leitura: A Abelha chocolateira

Objetivos:
  • Debater o aproveitamento global e individualizado da turma; 
  • Efetuar uma avaliação continua do aluno e da turma em seus aspectos quantitativos e qualitativos; 
  • Orientar o professor na avaliação permanente de cada aluno; 
  • Despertar no professor a consciência de que a autoavaliação continua de seu próprio trabalho.

Procedimentos:
  • Observação e discussão das avaliações; 
  • Discutir sobre a avaliação continua; 
  • Conversa informal sobre a importância da autoavaliação do próprio trabalho. 
  • Preenchimento dos documentos do conselho (lençol, tarjetas, etc) 


“Não basta que sua vida seja um livro aberto onde qualquer um possa ler. É preciso criar espaços em branco onde outros possam escrever. Ser transparente é ser influenciado e deixar-se ensinar. Quando sou transparente abro janelas para dentro da alma por onde meu irmão possa olhar e ver o que está desarrumado. Somente assim ele poderá me ajudar a consertar. Ser transparente é crescer com a ajuda do outro.”
HTPC

Objetivos:

  •        Discutir sobre gêneros textuais e tipologia textual a serem trabalhados em sala de aula e a questão do gênero como uma construção textual e prática social;

Procedimentos:
1.   Dinâmica da flor;
2.   Através de slides (pawer point), discutir sobre tipos e gêneros textuais a serem trabalhados em sala e socializar experiências;

  
“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”
Albert Einstein

HTPC

Objetivos:
  • Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, refletir a partir dos mais variados enfoques e apresentar pontos de vista diferentes. 
Procedimentos:
  1. Leitura: A Marca do Amor
  2. Reflexão sobre o texto lido
  3. Conversa informal sobre a indisciplina em sala de aula;
  4. Leitura do texto: A Indisciplina como aliada.
  5. Refletindo sobre o texto.


“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”
Albert Einstein

HTPC

Objetivos:
  • Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, refletir a partir dos mais variados enfoques e apresentar pontos de vista diferentes. 
Procedimentos:
  1. Leitura: A Marca do Amor
  2. Reflexão sobre o texto lido
  3. Conversa informal sobre a indisciplina em sala de aula;
  4. Leitura do texto: A Indisciplina como aliada.
  5. Refletindo sobre o texto.




“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes?” 
Peter Drucker



HTPC

Objetivos:
  • Discutir  as contribuições para a Ata de Conselho ;
  • Discutir sobre o PAD e seus encaminhamentos.
Procedimentos:
  1. Leitura do texto: Crônica da pizza ( Ler para divertir)
  2. Apresentação das contribuições para a ata de Conselho;
  3. Discussão sobre as contribuições e possíveis mudanças;
  4. Discussão sobre PAD:

  •   Objetivos;
  •   Conteúdos;
  •   Como deverá ser aplicado.
  1. Informes:
  • Oficinas para os professores dos 3ºs anos;
  • HPV;
  • Entrega dos Kits.

  

“A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas”
Henri  Wallon

Pauta do HTPC


ESPAÇO E FORMA

Objetivo:
  • Incentivar  os professores a trabalhar a geometria de forma mais prazerosa;
  • Contribuir com  diferentes estratégias;


Procedimentos:

1)  Ler para... O Professor (Jô Soares)
2)  Conversa informal sobre as atividades aplicada em sala de aula;
3)  Apresentação do vídeo de construção de poliedro; construção da bola de futebol, e formas geométricas com canudinhos e barbante;
4)  Área e perímetro, diferentes estratégias no geoplano;
5)  Diferentes formas do parafuso;
6)  Construção do tangran; Vídeo.


Trabalhar geometria no sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.


  
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi

Pauta do HTPC


ESPAÇO E FORMA

Objetivo:
  • Estimular os professores a trabalhar a geometria de forma mais prazerosa;
  • Contribuir com  diferentes estratégias;
  • Trocar experiências entre eles.

Encaminhamentos:

1)  Ler para...: Eu sei, mas não devia – Marina Colasanti
2)  Devolutiva da atividade anterior sobre geometria;
3)  Discussão sobre conhecimento geométrico e espacial;
4)  Sugestões de atividades;
5)  Leitura compartilhada do texto: Mostre aos alunos os conceitos de direção e dimensão.
6)  Tarefa: Realizar uma atividade cartográfica, que ofereça oportunidade de desenvolver conhecimentos geométricos.

  
Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.

Thomas Edison

Pauta do HTPC


Objetivos:

  • Descomplicar a matemática (números e operações; espaço e forma) facilitando o ensino e deixando o aprendizado mais prazeroso;
  • Mostrar diferentes estratégias para o ensino da tabuada, subtração, porcentagem, resolução de problemas e geometria.
  • Refletir sobre o ensino da matemática.

Procedimentos:

  1. Ler para... Ela lava e ele enxuga – Fernando Sabino
  2. Descomplicando a matemática: Subtração, Multiplicação e porcentagem;
  3. Estabelecer uma distinção entre conhecimentos espaciais e geométricos;
  4. Atividade em grupo: relembrar  como aprendemos geometria e realizar a atividade: Explorando as formas.
  5. Tarefa: Realizar uma atividade de geometria com os alunos, usando diferentes  recursos.



Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida.  Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.
Cora Coralina

Pauta do HTPC



Objetivos:
·        Leitura do texto: Ainda há tempo para recuperar...
·        Discutir sobre possíveis retenções

Procedimentos:
·        Dinâmica: Leitura do texto Definições;
·        Discutir sobre o texto lido: Ainda há tempo para recuperar...
  • Apresentação das sugestões de atividades para alunos com as dificuldades;
  • Rede de ideias : Discutir sobre estratégias e trocar experiências das atividades sugeridas entre eles.

              

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin


“ Quando a gente muda, o mundo muda com a gente, e a gente muda o mundo com a mudança da mente, na mudança de atitude não há mau que não se mude nem doença sem cura, na mudança de atitude a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro...”
Gabriel o Pensador


PARADA PEDAGÓGICA


Objetivos:
  • Discutir sobre as metas do bimestre;
  • Refletir e adequar instrumentos de avaliação;
  • Definir fechamento dos projetos e mostra cultural;
  • Apreciar Ata de conselho.

Procedimentos:
1.    Vídeo: Felicidade quem é você?
2.    Discussão sobre o que é felicidade.
3.    Tecnologia Educacional;
4.    Apreciar Ata de Conselho;
5.    Reflexão e adequação dos instrumentos de avaliação;
6.    Elaborar as metas do 4º bimestre (mediante resultado do conselho);
7.    Definição fechamento de projetos e mostra cultural.



“A avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação, essa, que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexões permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento passo a passo, do educando, na sua trajetória de construção do conhecimento.”
Jussara Hoffmann



"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
Nelson Mandela
Pauta do HTPC


Objetivos:
  • Refletir sobre a aprovação e reprovação na educação inclusiva;
  • Retomar as reflexões sobre as questões raciais;

Procedimentos:
  1. Vídeo: Aprovação e reprovação do desenvolvimento intelectual;
Leitura: Avaliação e promoção na educação inclusiva;
  • Discussão e Socialização das ações realizadas referente ao aluno ;
  • Critério diferenciado para avaliação e promoção.

  1. Leitura: A Lenda do homem e a filha – Moçambique

  1. Rede de ideias: De acordo com o projeto desenvolvido em sala de aula quais mudanças de mentalidade você proporcionou aos seus alunos? Quais resultados vistos? Quais ações sistemáticas foram utilizadas?
  
"O que se faz agora com as crianças, é o que elas farão depois com a sociedade."
Karl Mannheim
Pauta do HTPC


Objetivos:
  • Apreciar e preencher a ata de conselho
  • Analisar  pesquisa (feedback)

Procedimentos:
1.    Leitura: O que uma educadora deve ter...
2.    Leitura e comentários sobre o tutorial;
3.    Apreciar a ata de conselho;
4.    Praticar executando a ata nos tabletes;
5.    Leitura e comentários sobre o feedback (pesquisa online)




“ Quando a gente muda, o mundo muda com a gente, e a gente muda o mundo com a mudança da mente, na mudança de atitude não há mau que não se mude nem doença sem cura, na mudança de atitude a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro...”
Gabriel o Pensador


REUNIÃO PEDAGÓGICA


Objetivos:
  • Refletir sobre a importância do planejamento e seus respectivos encaminhamentos;
  • Retomar as reflexões sobre os projetos: Educacional, Institucional e Didático;
  • Revisar a Avaliação de desempenho;
  • Elaborar metas para o 2º bimestre.


Procedimentos:
  1. Vídeo: Os animais
  2. Retomar os combinados;
  3. A partir dos resultados dos conselhos, levantamento de metas para o 2º bimestre;
  4. Elaborar plano de ação para os alunos com dificuldades de aprendizagem;
  5. Explicitar a importância dos semanários  e a organização do mesmo dentro das modalidades organizativas da rotina, combinar melhor dia para entrega do semanário;
  6. Integração de planejamento realizada por PEB II ao trabalho realizado por professores da sala regular;
  7. Avaliar os projetos Institucionais e didáticos em andamento e definir produto final.



"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."


"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar ."

Ayrton Senna ...

Pauta do HTPC - Especial

As escolas EMEF Ayrton Senna, Edson Mambelli e EMI Emilia formam uma equipe. Portanto, é fundamental que todas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Objetivos:

  • Proporcionar momentos de socialização, de conhecimento, de discussão e de troca de experiências.
  • Auxiliar o professor em relação ao objetivo da Lei 11.645/2008 (que institui a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares);
  • Refletir sobre a ideologia dominante do branco na sociedade contemporânea;

Procedimentos:
1.    Vídeo: “Zumbi Somos Nós” – ( Frente 3 de fevereiro ) ;
2.    Apresentação: Hip hop – Gaspar do Z’Africa Brasil;
3.    Rede de ideias: Compartilhar reflexões – Roda de conversa


LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA  Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad

Este texto não substitui o publicado no DOU de 11.3.2008.



“Não ande atrás de mim talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira segui-lo. Ande ao meu lado para podermos caminhar juntos.”
Provérbios Ute


Pauta do HTPC
Especial MambellI


Objetivos:


  • Promover a integração entre os docentes das EMEFs Ayrton Senna e Edson Mambelli;
  • Partilhar saberes por meio de contos e lendas que nos enriquecem culturalmente;
  • Exercitar a lei de nº 11.625, a qual nos traz a inclusão no currículo oficial da rede de ensino e obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.




Procedimentos:
  1. Abertura;
  2. Leitura da Epígrafe
  3. Inicio da atividade com a presença da professora Kátia;
  4. Encerramento;
  5. Lanche.



O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida.

Pauta do HTPC 



Objetivos:

·         Debater o aproveitamento global e individualizado da turma;
·         Efetuar uma avaliação continua do aluno e da turma em seus aspectos quantitativos e qualitativos;
·         Orientar o professor na avaliação permanente de cada aluno;
·         Despertar no professor a consciência de que a autoavaliação continua de seu próprio trabalho.

Procedimentos:

  1.   Leitura:  A Aranha Tecelã
  2. Retomada dos  instrumentos de avaliação;
  3. Discutir sobre a avaliação continua;
  4. Conversa informal sobre a importância da autoavaliação do próprio trabalho.
  5. Preparar as avaliações do bimestre.



“Para o verdadeiro sucesso, pergunte a si mesmo 4 questões: Por que? Por que não? Por que não eu? Por que não agora?”
 James Allen


Pauta do HTPC 



OBJETIVO

§  Refletir sobre a leitura em sala de aula;
§  Discutir sobre a questão do gênero como uma construção textual e prática social.
PROCEDIMENTOS:
1.   Leitura: Cordas de areia (Prazer de ler e ouvir)
2.   Rede de ideias: Verdadeiro ou falso;
3.   Conversa informal sobre a importância da leitura em sala de aula;
4.   Dinâmica dos textos: Separar textos por tipos;
5.   Leitura para refletir: A Turma deve saber que cada tipo de texto tem um suporte;
6.   Discussão do questionário refletindo sobre as concepções que envolvem a leitura.






Fotografia é o retrato de um concavo,de uma falta,de uma ausência

Pauta do HTPC

Objetivo:
·        Discutir as formas de trabalhar com a fotografia em sala de aula;
·        Estabelecer uma ação de reflexão e discussão coletiva frente aos gêneros trabalhados no 1º ao 5º ano.

Procedimentos:
1.    Apresentação de algumas fotos em pawer point para apreciação;
2.    Explorar as imagens;
3.    Trocar ideias: Podemos considerar a fotografia um texto? Através dela o aluno conseguirá produzir um texto? Que tipo de texto?
4.    Discutir os Gêneros textuais e tipos textuais;
5.    Conversa informal sobre como os professores sistematizam os gêneros em sala de aula.



“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”.

Pauta do HTPC

Objetivos:

·        Socializar e refletir sobre o Programa Interação Família e Escola;
·        Refletir sobre a necessidade das TICs em nossas práticas pedagógicas.

Procedimentos:
1)   Leitura: O que é viver bem (Cora Coralina)
2)   Programa Interação Família Escola: Apresentação dos objetivos e orientações gerais
3)   Preenchimento dos Termos de adesão;
4)   Vídeo: “ Crônicas sobre novas tecnologias – O Livro”
Devolutiva da semana de aula – Tecnologia da Educação 




"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".
Paulo Freire

  



“ Quando a gente muda, o mundo muda com a gente, e a gente muda o mundo com a mudança da mente, na mudança de atitude não há mau que não se mude nem doença sem cura, na mudança de atitude a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro...”
Gabriel o Pensador


HTPC



Objetivos :
  • Discutir sobre gêneros textuais e tipos de textos a serem trabalhados em sala de aula e a questão do gênero como uma construção textual e prática social;
  • Refletir sobre quais instrumentos de avaliação; (Retomar)
  • Compartilhar os projetos Educacionais.
Procedimentos:
  1. Leitura: Rápido (prazer de ler) Luis Fernando Veríssimo
  2. Leitura do texto: Gêneros Textuais;
  3. Discussão sobre o quadro de gêneros;
  4. Refletir sobre os instrumentos de avaliação para dar visibilidade ao desenvolvimento do aluno; (Habilidades)
  5. Conversa informal sobre o olhar em relação a produção de texto do aluno;
  6. Projetos Educacionais:
   Arte musical
  Saúde total
  Fazendo Arte
  Educação e Tecnologia
  Star Taboão
  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (6º ao 9º ano)




"Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes."
 (HERNANDEZ, 1998).



Pauta do HTPC





Projeto:
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.



Objetivo:


  • Averiguar a posição do aluno face a novas aprendizagens que lhe vão ser propostas e a aprendizagens anteriores que servem de base àquelas, no sentido de obviar  as dificuldades futuras e, em certos casos, de resolver situações presentes;
  •  Retomar as reflexões sobre o projeto Institucional e definir novos encaminhamentos.

Procedimentos:
1.    Leitura: O princípio do vácuo ( Ler pelo prazer)
2.    Leitura do projeto Institucional: Meio Ambiente;
3.    Discutir e refletir sobre possíveis alterações;
4.    Trocar ideias (conscientizar o aluno);



 Apresentar o livro Ata: Registros das atividades 1/3 lei 11738/08




Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.


HTPC




Objetivos:

  • Retomar as reflexões sobre os projetos: Educacional, Institucional e didático;
  • Definir novos encaminhamentos para os projetos e produto final;
  • Levantar sugestões sobre visitas culturais de acordo com os projetos a serem trabalhados.
Procedimentos:

1.   Leitura: A Lição do bambu chinês
2.   Projetos: Apresentar os projetos Educacional e Institucional aos professores;
3.   Definir os encaminhamentos e produto final;
4.   Levantamento de sugestões de visitas culturais.
5.   Momento de socialização: Conversa informal sobre expectativas em relação à sala de aula.
6.   Tarefa: Trazer para o próximo encontro sugestões de atividades.