quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Perfil dos professores

FORMADORA: Vandy

"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores"
 Piaget

Perfil dos professores


            Trabalhar como coordenadora na EMEF “Ayrton Senna” esta sendo tranquilo, pois já trabalho nesta escola há dezoito anos e conheço a maioria dos professores.
            O grupo me aceitou com muito carinho, já que foram eles mesmos que me incentivaram a apresentar a proposta para o cargo.
            Temos nesta escola 18 salas de aula: nove salas no período da manhã, sendo duas salas de primeiros anos, três salas de quartos anos e quatro salas de quintos anos, com disponibilidade de um professor adjunto e um módulo. Há também especialistas nas áreas de Inglês (3 professores), Artes e Educação Física. No período da tarde, também nove salas, duas salas de primeiros anos, três salas de segundos anos e quatro salas de terceiros anos, neste período não temos professor adjunto, porém temos um módulo, que nos ajuda quando há necessidade de algum professor se ausentar. Há também especialistas nas áreas de Inglês, Artes e Educação física (2 professores). Total de 29 professores.
            Todos os professores têm formação acadêmica, alguns formados em letras, outros em Pedagogia, Matemática e também em administração. Desses profissionais seis tem Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional/ Gestão Escolar / Educação Infantil e um terminando Mestrado.
            Mesmo conhecendo há muito tempo os professores encontrei resistência de alguns, principalmente aqueles com mais tempo de profissão que  traz consigo uma metodologia de ensino que dificilmente consegue mudar ou até mesmo não aceitam certas mudanças, ficando difícil o trabalho da coordenação.
            Acredito que o  professor  deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade. Devem ser encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreendendo os contextos históricos, sociais , culturais e organizacionais que fazem parte e interferem na sua atividade docente. Oferecer oportunidades educacionais aos alunos para construir e reconstruir saberes do pensamento reflexivo e crítico entre as transformações sociais e a formação humana.
            Há também profissionais que gostam, compartilham e buscam mudanças, transmitindo suas idéias com os demais, transformando um clima favorável e prazeroso.
            Nesta escola encontrei profissionais participativos, resistentes, criativos, interacionista, tradicional, enfim um pouco dos métodos e concepções de ensino embutidos em cada professor na ansiedade de melhora e em busca de sanar  dificuldades encontradas nos alunos que é a nossa principal preocupação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário