"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de
fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram,
homens criativos, inventivos, descobridores"
Piaget
Perfil dos professores
Trabalhar como coordenadora na EMEF
“Ayrton Senna” esta sendo tranquilo, pois já trabalho nesta escola há dezoito
anos e conheço a maioria dos professores.
O grupo me aceitou com muito
carinho, já que foram eles mesmos que me incentivaram a apresentar a proposta
para o cargo.
Temos nesta escola 18 salas de aula:
nove salas no período da manhã, sendo duas salas de primeiros anos, três salas
de quartos anos e quatro salas de quintos anos, com disponibilidade de um
professor adjunto e um módulo. Há também especialistas nas áreas de Inglês (3
professores), Artes e Educação Física. No período da tarde, também nove salas,
duas salas de primeiros anos, três salas de segundos anos e quatro salas de
terceiros anos, neste período não temos professor adjunto, porém temos um
módulo, que nos ajuda quando há necessidade de algum professor se ausentar. Há
também especialistas nas áreas de Inglês, Artes e Educação física (2
professores). Total de 29 professores.
Todos os professores têm formação
acadêmica, alguns formados em letras, outros em Pedagogia, Matemática e também em administração. Desses
profissionais seis tem Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica
e Institucional/ Gestão Escolar / Educação Infantil e um terminando Mestrado.
Mesmo conhecendo há muito tempo os
professores encontrei resistência de alguns, principalmente aqueles com mais
tempo de profissão que traz consigo uma
metodologia de ensino que dificilmente consegue mudar ou até mesmo não aceitam
certas mudanças, ficando difícil o trabalho da coordenação.
Acredito que o professor
deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade conhecimentos
teóricos e críticos sobre a realidade. Devem ser encarados e considerados como
parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreendendo
os contextos históricos, sociais , culturais e organizacionais que fazem parte
e interferem na sua atividade docente. Oferecer oportunidades educacionais aos
alunos para construir e reconstruir saberes do pensamento reflexivo e crítico
entre as transformações sociais e a formação humana.
Há
também profissionais que gostam, compartilham e buscam mudanças, transmitindo
suas idéias com os demais, transformando um clima favorável e prazeroso.
Nesta
escola encontrei profissionais participativos, resistentes, criativos,
interacionista, tradicional, enfim um pouco dos métodos e concepções de ensino
embutidos em cada professor na ansiedade de melhora e em busca de sanar dificuldades encontradas nos alunos que é a
nossa principal preocupação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário