sábado, 27 de outubro de 2012

Perfil do Coordenador e suas competências



“A formação é uma viagem aberta, uma viagem que não pode estar antecipada, uma viagem interior, uma viagem na qual alguém se deixa influenciar a si próprio, se deixa seduzir e solicitar por quem vai ao seu encontro... a experiência formativa e a experiência estética não são transitivas... não vão de alguém para alguém, mas acontecem a alguém com alguém...”

Jorge Larrosa


Perfil do Coordenador e suas competências – Baseado no Livro: Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire


Ser coordenador é ser um agente de transformação no cotidiano escolar, ser responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica.
Freire defende ao descrever que o coordenador pedagógico é, primeiramente, um educador que deve estar atento ao caráter pedagógico de aprendizagem no interior da escola.
Em 2010, quando comecei o meu papel de coordenador pedagógico, me propus a trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da equipe. Procuro ser uma pessoa criativa, organizada, ouvinte e aberto a novos conhecimentos. Paulo Freire, diz: estar aberto a aprender de acordo com a realidade de seus educandos, porém não aceitar tudo que se diz como verdade absoluta, e sim, filtrar as informações para ver se pode aceitar ou não. Fazendo sempre uma reflexão de sua prática para ver se a metodologia usada esta sendo eficaz, ou não e ter consciência de mudar quando esta, não estiver dando certo.
Executo o trabalho de coordenação sempre em conexão com a direção e com o corpo docente. Participo da elaboração do plano político pedagógico me responsabilizando pela divulgação e execução de forma cooperativa.
Proporciono trocas de experiências e materiais entre professores, trazendo práticas inovadoras que busco através de pesquisas, estudos e cursos oferecidos pela secretaria e ou particulares.
Como Coordenadora Pedagógica, participo de todos os momentos de reflexão coletiva e individual. Encontros de forma sistemática, com a intenção da concretização do Projeto Político Pedagógico.
Nos HTPCs, tenho contato direto com os professores com objetivo de desenvolver processos de integração, estimulação e mediação do trabalho, visando a ação coletiva que facilite a boa qualidade na ação pedagógico desenvolvida nos diferentes segmentos.
Procuro sempre ser um elemento integrador, orientador e de apoio aos professores criando um clima propicio ao desenvolvimento dos objetivos educacionais, mediante a orientação, assistência e acompanhamento das atividades desenvolvidas.
Através do grupo me fortaleço e encontro caminhos na superação dos conflitos pedagógicos, educacionais administrativos e políticos vivenciados no cotidiano escolar. Na observação, e sendo observado, vou sendo um aprendiz, pois é no retorno do outro que tenho uma visão do quanto atingi os meus objetivos, minhas falhas, minhas dificuldades, meus acertos e intervenções. Estando juntos construímos, intervenções, encaminhamentos para estimular a prática de diálogo, de trocas, saberes, que no confronto e na reflexão pode-se criar novas práticas e novos saberes.
Tento sempre falar e ouvir no momento certo, dando espaço a voz do outro, detectando assim, necessidades, desejos, intenções para poder articular e intervir.
“Ensinar não é transmitir conhecimentos”, Freire defende a idéia de que não devemos transferir conhecimento como um dono da verdade absoluta e inquestionáveis, mas devemos estar pronto a ajudar os educandos a desenvolver o pensamento. O conhecimento é inacabado, pois somos eternamente aprendizes e que todo ser humano é um ser condicionado, preso a uma cultura e a um tempo, e por isso, o pensamento vai se desenvolvendo e que devemos respeitar o tempo de aprendizagem, sendo importante que o professor tenha consciência de sua classe e nós coordenadores estar sensíveis as reivindicações dele e dos colegas para melhores condições de trabalho.
Enfim, devemos trabalhar em conjunto procurando criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso da nossa escola.
Os objetivos e metas vêm a ser muito mais do que foi explicitado aqui, portanto procurarei cumprir com os meus deveres da melhor forma possível.

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