FORMAÇÃO
CONTINUADA
Os saberes
necessários ao coordenador pedagógico: reflexões, desafios e perspectivas
FORMADORA: Vandy
“A formação é uma viagem aberta, uma viagem que não
pode estar antecipada, uma viagem interior, uma viagem na qual alguém se deixa
influenciar a si próprio, se deixa seduzir e solicitar por quem vai ao seu
encontro... a experiência formativa e a experiência estética não são
transitivas... não vão de alguém para alguém, mas acontecem a alguém com
alguém...”
Jorge Larrosa
Perfil
do Coordenador e suas competências – Baseado no Livro: Pedagogia da Autonomia
de Paulo Freire
Ser
coordenador é ser um agente de transformação no cotidiano escolar, ser
responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica.
Freire
defende ao descrever que o coordenador pedagógico é, primeiramente, um educador
que deve estar atento ao caráter pedagógico de aprendizagem no interior da
escola.
Em
2010, quando comecei o meu papel de coordenador pedagógico, me propus a
trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da equipe. Procuro
ser uma pessoa criativa, organizada, ouvinte e aberto a novos conhecimentos. Paulo
Freire, diz: estar aberto a aprender de acordo com a realidade de seus
educandos, porém não aceitar tudo que se diz como verdade absoluta, e sim,
filtrar as informações para ver se pode aceitar ou não. Fazendo sempre uma
reflexão de sua prática para ver se a metodologia usada esta sendo eficaz, ou
não e ter consciência de mudar quando esta, não estiver dando certo.
Executo
o trabalho de coordenação sempre em conexão com a direção e com o corpo docente. Participo da
elaboração do plano político pedagógico me responsabilizando pela divulgação e
execução de forma cooperativa.
Proporciono
trocas de experiências e materiais entre professores, trazendo práticas
inovadoras que busco através de pesquisas, estudos e cursos oferecidos pela
secretaria e ou particulares.
Como
Coordenadora Pedagógica, participo de todos os momentos de reflexão coletiva e
individual. Encontros de forma sistemática, com a intenção da concretização do
Projeto Político Pedagógico.
Nos
HTPCs, tenho contato direto com os professores com objetivo de desenvolver
processos de integração, estimulação e mediação do trabalho, visando a ação coletiva
que facilite a boa qualidade na ação pedagógico desenvolvida nos diferentes segmentos.
Procuro
sempre ser um elemento integrador, orientador e de apoio aos professores
criando um clima propicio ao desenvolvimento dos objetivos educacionais, mediante
a orientação, assistência e acompanhamento das atividades desenvolvidas.
Através
do grupo me fortaleço e encontro caminhos na superação dos conflitos
pedagógicos, educacionais administrativos e políticos vivenciados no cotidiano
escolar. Na observação, e sendo observado, vou sendo um aprendiz, pois é no
retorno do outro que tenho uma visão do quanto atingi os meus objetivos, minhas
falhas, minhas dificuldades, meus acertos e intervenções. Estando juntos
construímos, intervenções, encaminhamentos para estimular a prática de diálogo,
de trocas, saberes, que no confronto e na reflexão pode-se criar novas práticas
e novos saberes.
Tento
sempre falar e ouvir no momento certo, dando espaço a voz do outro, detectando
assim, necessidades, desejos, intenções para poder articular e intervir.
“Ensinar não é transmitir conhecimentos”,
Freire defende a idéia de que não
devemos transferir conhecimento como um dono da verdade absoluta e
inquestionáveis, mas devemos estar pronto a ajudar os educandos a desenvolver o
pensamento. O conhecimento é inacabado, pois somos eternamente aprendizes e que
todo ser humano é um ser condicionado, preso a uma cultura e a um tempo, e por
isso, o pensamento vai se desenvolvendo e que devemos respeitar o tempo de
aprendizagem, sendo importante que o professor tenha consciência de sua classe
e nós coordenadores estar sensíveis as reivindicações dele e dos colegas para
melhores condições de trabalho.
Enfim,
devemos trabalhar em conjunto procurando criar novas perspectivas de maneira a
aumentar ainda mais o sucesso da nossa escola.
Os
objetivos e metas vêm a ser muito mais do que foi explicitado aqui, portanto
procurarei cumprir com os meus deveres da melhor forma possível.
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