quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Proposta para Coordenação


PROPOSTA PARA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA


I.                   Justificativa:

Como Coordenadora pedagógica, conheço as dificuldades do docente na ação do ensino aprendizagem, podendo atuar transformando essa realidade em uma educação de qualidade, servindo como elo entre educadores e educando.
Como o coordenador é o agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela reconstrução da ação pedagógica, sou antes de tudo um educador e como tal estarei atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola, levando os professores a ressignificarem suas práticas, de maneira positiva e cooperativa procurando sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades, estimulando as habilidades individuais, resgatando a autonomia,  sem desconsiderar a importância do trabalho coletivo. Agindo sempre como parceiro, vou transformando a prática pedagógica.

II.                Ensino/Aprendizagem

Acredito que a concepção Interacionista surgiu como uma alternativa para promover ambientes interativos de qualidade que promovam o diálogo efetivo entre alunos e professores, a interação social e a colaboração. A criança quando entra pra escola trás consigo uma bagagem muito grande de conhecimento e esse conhecimento resultará de uma ação do aluno, onde o professor  torna-se o mediador e o aluno interagente. O professor exercerá o papel de “desequilibrador”, provocando conflitos e situações problemáticas que estimulem a reversibilidade de pensamento e levem o aluno a questionar sua ação.

III.             Objetivos:

      Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
      Promover atividades culturais envolvendo a comunidade;
      Dar continuidade aos projetos existentes na escola;
      Analisar os resultados do processo pedagógico e sugerir alternativas para o seu aperfeiçoamento.
      Acompanhar os professores em suas atividades de planejamento e avaliação;
      Coordenar e acompanhar os horários de Trabalho Coletivo promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
      Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
      Fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem – se e aperfeiçoarem – se constantemente em relação ao exercício profissional;
      Promover reuniões, discussões e debates com professores e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo;
      Estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem;
      Organizar e participar ativamente dos trabalhos coletivo em HTCs, trazendo informações e trocando idéias com todos os professores colocando em discussão a troca de experiências bem sucedidas.
  
IV.             Metas previstas:

      Desenvolver um trabalho harmônico dentro da escola;
      Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir
positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
      Dar assistência aos professores, alunos e pais, de forma individual ou em grupo, buscando por um melhor desenvolvimento.
      Procurar subsídios que facilitem a ação docente;
      Discutir diferentes maneiras de trabalho e comunicando experiências;
      Elogiar o que positivo e esclarecendo o que considera negativo;
      Incentivar os professores a avançar em seus estudos;
      Organizar as condições de trabalho do professor como material de ensino;
      favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.


V.                Ações:

      Subsidiar os professores no desenvolvimento de suas atividades, garantindo o trabalho pedagógico em sala de aula organizando e participando ativamente dos trabalhos coletivo em HTCs, trazendo informações e trocando idéias com todos os professores colocando em discussão a troca de experiências bem sucedidas, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
      Organizar momentos onde o coletivo da escola se reúne para estudar e aprimorar o estudo em grupo e o conhecimento. . Proporcionando ambiente transformador e também dando subsídios para que aconteçam  momentos de reflexão da ação, observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos, atingindo aos objetivos desejados.

VI.             Avaliação:

A avaliação deverá ser continua por parte do grupo através de conversas e escrita, fazendo apontamentos de pontos positivos e negativos do trabalho realizado para uma reflexão. Um instrumento de tomada de consciência, conquista, dificuldades e possibilidades para a reorganização de investimentos futuros.

VII.          Bibliografia:


AUGUSTO, Silvana. Desafios do Coordenador Pedagógico. Nova Escola. São Paulo, nº 192, maio de 2006. Disponível em:
HTTP.//Revistaescola.abril.com.br/edições/0192. Acesso em 11 de março de 2010.

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