PROPOSTA PARA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
I.
Justificativa:
Como Coordenadora pedagógica,
conheço as dificuldades do docente na ação do ensino aprendizagem, podendo
atuar transformando essa realidade em uma educação de qualidade, servindo como
elo entre educadores e educando.
Como o coordenador é o agente de
transformação no cotidiano escolar, responsável pela reconstrução da ação
pedagógica, sou antes de tudo um educador e como tal estarei atento ao caráter pedagógico
das relações de aprendizagem no interior da escola, levando os professores a
ressignificarem suas práticas, de maneira positiva e cooperativa procurando
sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades, estimulando as
habilidades individuais, resgatando a autonomia, sem desconsiderar a importância do trabalho
coletivo. Agindo sempre como parceiro, vou transformando a prática pedagógica.
II.
Ensino/Aprendizagem
Acredito que a concepção Interacionista
surgiu como uma alternativa para promover ambientes interativos de qualidade
que promovam o diálogo efetivo entre alunos e professores, a interação social e
a colaboração. A criança quando entra pra escola trás consigo uma bagagem muito
grande de conhecimento e esse conhecimento resultará de uma ação do aluno, onde
o professor torna-se o mediador e o
aluno interagente. O professor exercerá o papel de “desequilibrador”,
provocando conflitos e situações problemáticas que estimulem a reversibilidade
de pensamento e levem o aluno a questionar sua ação.
III.
Objetivos:
• Atuar
de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria
do processo de ensino-aprendizagem;
• Promover atividades culturais envolvendo a
comunidade;
• Dar continuidade aos projetos existentes na
escola;
• Analisar os resultados do processo pedagógico
e sugerir alternativas para o seu aperfeiçoamento.
• Acompanhar os professores em suas atividades
de planejamento e avaliação;
• Coordenar
e acompanhar os horários de Trabalho Coletivo promovendo oportunidades de
discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de
materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva
formação continuada;
• Acompanhar
o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para
a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho
insuficiente;
• Fornecer subsídios que permitam aos
professores atualizarem – se e aperfeiçoarem – se constantemente em relação ao
exercício profissional;
• Promover reuniões, discussões e debates com
professores e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo
educativo;
• Estimular os professores a desenvolverem com
entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução
dos problemas que aparecem;
• Organizar e participar ativamente dos
trabalhos coletivo em HTCs, trazendo informações e trocando idéias com todos os
professores colocando em discussão a troca de experiências bem sucedidas.
IV.
Metas previstas:
•
Desenvolver um trabalho harmônico dentro da
escola;
•
Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de
aprendizagem e contribuir
positivamente para a busca
de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
•
Dar assistência aos professores, alunos e pais,
de forma individual ou em grupo, buscando por um melhor desenvolvimento.
•
Procurar subsídios que facilitem a ação docente;
•
Discutir diferentes maneiras de trabalho e
comunicando experiências;
•
Elogiar o que positivo e esclarecendo o que
considera negativo;
•
Incentivar os professores a avançar em seus
estudos;
•
Organizar as condições de trabalho do professor
como material de ensino;
•
favorecer
a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a
produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças
atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.
V.
Ações:
• Subsidiar
os professores no desenvolvimento de suas atividades, garantindo o trabalho
pedagógico em sala de aula organizando e participando ativamente dos trabalhos
coletivo em HTCs, trazendo informações e trocando idéias com todos os
professores colocando em discussão a troca de experiências bem sucedidas, na
perspectiva de uma efetiva formação continuada;
•
Organizar momentos onde o coletivo da escola se
reúne para estudar e aprimorar o estudo em grupo e o conhecimento. .
Proporcionando ambiente transformador e também dando subsídios para que
aconteçam momentos de reflexão da ação, observando, discutindo e
planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo
momentos individuais e coletivos, atingindo aos objetivos desejados.
VI.
Avaliação:
A avaliação deverá ser continua por parte do grupo através de conversas e
escrita, fazendo apontamentos de pontos positivos e negativos do trabalho
realizado para uma reflexão. Um instrumento de tomada de consciência,
conquista, dificuldades e possibilidades para a reorganização de investimentos
futuros.
VII.
Bibliografia:
AUGUSTO, Silvana. Desafios do Coordenador Pedagógico. Nova Escola. São
Paulo, nº 192, maio de 2006. Disponível em:
HTTP.//Revistaescola.abril.com.br/edições/0192. Acesso em 11 de março de
2010.