quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Proposta para Coordenação


PROPOSTA PARA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA


I.                   Justificativa:

Como Coordenadora pedagógica, conheço as dificuldades do docente na ação do ensino aprendizagem, podendo atuar transformando essa realidade em uma educação de qualidade, servindo como elo entre educadores e educando.
Como o coordenador é o agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela reconstrução da ação pedagógica, sou antes de tudo um educador e como tal estarei atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola, levando os professores a ressignificarem suas práticas, de maneira positiva e cooperativa procurando sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades, estimulando as habilidades individuais, resgatando a autonomia,  sem desconsiderar a importância do trabalho coletivo. Agindo sempre como parceiro, vou transformando a prática pedagógica.

II.                Ensino/Aprendizagem

Acredito que a concepção Interacionista surgiu como uma alternativa para promover ambientes interativos de qualidade que promovam o diálogo efetivo entre alunos e professores, a interação social e a colaboração. A criança quando entra pra escola trás consigo uma bagagem muito grande de conhecimento e esse conhecimento resultará de uma ação do aluno, onde o professor  torna-se o mediador e o aluno interagente. O professor exercerá o papel de “desequilibrador”, provocando conflitos e situações problemáticas que estimulem a reversibilidade de pensamento e levem o aluno a questionar sua ação.

III.             Objetivos:

      Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
      Promover atividades culturais envolvendo a comunidade;
      Dar continuidade aos projetos existentes na escola;
      Analisar os resultados do processo pedagógico e sugerir alternativas para o seu aperfeiçoamento.
      Acompanhar os professores em suas atividades de planejamento e avaliação;
      Coordenar e acompanhar os horários de Trabalho Coletivo promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
      Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
      Fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem – se e aperfeiçoarem – se constantemente em relação ao exercício profissional;
      Promover reuniões, discussões e debates com professores e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo;
      Estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem;
      Organizar e participar ativamente dos trabalhos coletivo em HTCs, trazendo informações e trocando idéias com todos os professores colocando em discussão a troca de experiências bem sucedidas.
  
IV.             Metas previstas:

      Desenvolver um trabalho harmônico dentro da escola;
      Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir
positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
      Dar assistência aos professores, alunos e pais, de forma individual ou em grupo, buscando por um melhor desenvolvimento.
      Procurar subsídios que facilitem a ação docente;
      Discutir diferentes maneiras de trabalho e comunicando experiências;
      Elogiar o que positivo e esclarecendo o que considera negativo;
      Incentivar os professores a avançar em seus estudos;
      Organizar as condições de trabalho do professor como material de ensino;
      favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.


V.                Ações:

      Subsidiar os professores no desenvolvimento de suas atividades, garantindo o trabalho pedagógico em sala de aula organizando e participando ativamente dos trabalhos coletivo em HTCs, trazendo informações e trocando idéias com todos os professores colocando em discussão a troca de experiências bem sucedidas, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
      Organizar momentos onde o coletivo da escola se reúne para estudar e aprimorar o estudo em grupo e o conhecimento. . Proporcionando ambiente transformador e também dando subsídios para que aconteçam  momentos de reflexão da ação, observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos, atingindo aos objetivos desejados.

VI.             Avaliação:

A avaliação deverá ser continua por parte do grupo através de conversas e escrita, fazendo apontamentos de pontos positivos e negativos do trabalho realizado para uma reflexão. Um instrumento de tomada de consciência, conquista, dificuldades e possibilidades para a reorganização de investimentos futuros.

VII.          Bibliografia:


AUGUSTO, Silvana. Desafios do Coordenador Pedagógico. Nova Escola. São Paulo, nº 192, maio de 2006. Disponível em:
HTTP.//Revistaescola.abril.com.br/edições/0192. Acesso em 11 de março de 2010.

Perfil dos professores

FORMADORA: Vandy

"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores"
 Piaget

Perfil dos professores


            Trabalhar como coordenadora na EMEF “Ayrton Senna” esta sendo tranquilo, pois já trabalho nesta escola há dezoito anos e conheço a maioria dos professores.
            O grupo me aceitou com muito carinho, já que foram eles mesmos que me incentivaram a apresentar a proposta para o cargo.
            Temos nesta escola 18 salas de aula: nove salas no período da manhã, sendo duas salas de primeiros anos, três salas de quartos anos e quatro salas de quintos anos, com disponibilidade de um professor adjunto e um módulo. Há também especialistas nas áreas de Inglês (3 professores), Artes e Educação Física. No período da tarde, também nove salas, duas salas de primeiros anos, três salas de segundos anos e quatro salas de terceiros anos, neste período não temos professor adjunto, porém temos um módulo, que nos ajuda quando há necessidade de algum professor se ausentar. Há também especialistas nas áreas de Inglês, Artes e Educação física (2 professores). Total de 29 professores.
            Todos os professores têm formação acadêmica, alguns formados em letras, outros em Pedagogia, Matemática e também em administração. Desses profissionais seis tem Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional/ Gestão Escolar / Educação Infantil e um terminando Mestrado.
            Mesmo conhecendo há muito tempo os professores encontrei resistência de alguns, principalmente aqueles com mais tempo de profissão que  traz consigo uma metodologia de ensino que dificilmente consegue mudar ou até mesmo não aceitam certas mudanças, ficando difícil o trabalho da coordenação.
            Acredito que o  professor  deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade. Devem ser encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreendendo os contextos históricos, sociais , culturais e organizacionais que fazem parte e interferem na sua atividade docente. Oferecer oportunidades educacionais aos alunos para construir e reconstruir saberes do pensamento reflexivo e crítico entre as transformações sociais e a formação humana.
            Há também profissionais que gostam, compartilham e buscam mudanças, transmitindo suas idéias com os demais, transformando um clima favorável e prazeroso.
            Nesta escola encontrei profissionais participativos, resistentes, criativos, interacionista, tradicional, enfim um pouco dos métodos e concepções de ensino embutidos em cada professor na ansiedade de melhora e em busca de sanar  dificuldades encontradas nos alunos que é a nossa principal preocupação.